(4 min)
O mundo do e-commerce estará sempre atrelado às revoluções digitais, o que é um ponto positivo do ponto de vista do aprimoramento de qualidade, seja em atendimento ou em produtos. Queremos dizer que saber utilizar o ChatGPT ao seu favor é sinônimo de avanço.
O ChatGPT é uma ferramenta desenvolvida pela OpenAI, que também conta com a DALL-E 2, tecnologia que permite criar imagens a partir de descrições em texto ou a partir do upload de uma imagem já existente. O que se coloca em pauta com o surgimento dessas ferramentas é sobre a capacidade de um robô em relação à atividade humana. Nunca se imaginou ser possível os computadores criarem textos e imagens que necessitam de criatividade, isso era algo inerente ao ser humano.
Entretanto, precisamos pensar nas ferramentas digitais como uma alavanca para potencializar o trabalho. O modelo de linguagem utilizado pelo chat é baseado em inteligência artificial (IA) e machine learning que tem como premissa a criação de uma linguagem natural, semelhante às interações humanas, contando com variedade de estilos e conteúdos os quais são desenvolvidos com base nas perguntas feitas pelo usuário.
Desse modo, as vantagens para o e-commerce são inúmeras e ao mesmo tempo instantâneas, e hoje em dia tempo é dinheiro! A ferramenta pode ser usada a fim de obter: atendimento ágil atrelada ao chatbox, interação personalizada, descrição de produto, identificação de palavras-chave para SEO, verificar tendências de mercado, otimizar conteúdos, criação de chamadas e legendas, realização de pesquisas quantitativas, etc.
Nós citamos somente alguns exemplos que podem servir de auxílio para os profissionais dentro do e-commerce e, fazendo as perguntas certas, os resultados podem ser muito positivos. Um ponto importante a ser destacado é que os textos formulados pelo ChatGPT são padronizados, no sentido de abordar conteúdos genéricos. Logo, conteúdos como informações a respeito de um site, de previsão do tempo, de um produto específico podem ser facilmente produzidos pela ferramenta.
Estamos vivendo em uma era em que as informações nos bombardeiam o tempo todo e conteúdos semelhantes não geram interesse. É por isso que o profissional que conseguir integrar ao seu trabalho as ferramentas digitais será muito mais completo, pois a visão de mundo, a personalidade e a originalidade são valores que a tecnologia não tira de nós.