Shein expande operações no Brasil e planeja produção local de roupas

O Fórum E-Commerce Brasil 2023 teve sua 14ª edição realizada nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2023. Foram mais de 200 palestras, divididas em 25 palcos principais, com acesso full a todas as áreas. Os palestrantes trouxeram conteúdos diversos e atualizações sobre o que está acontecendo no mundo do e-commerce atualmente.

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A importância do frete

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As atenções no mundo do e-commerce são muito voltadas para as mercadorias, porém, o frete é um fator que pode ser determinante na hora de efetuar a compra. A logística das empresas é fundamental, tanto pela organização dos sistemas quanto pelo feedback do consumidor, que confia nesse processo de entrega e espera que seu produto chegue rápido e sem danos. 

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Dia dos pais

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Neste ano, o Dia dos Pais será comemorado no dia 13 de agosto, inaugurando o segundo semestre. Esse segundo período normalmente é mais favorável para o comércio e as empresas já estão mais atentas com as movimentações do começo do ano. Assim como as demais datas comemorativas, o Dia dos Pais necessita de estratégias prévias para incidir de forma efetiva sobre a clientela.

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Paypal não aceita mais Pix como pagamento

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Como muitos já sabem, o PaylPal é uma carteira virtual de pagamentos que funciona no mundo inteiro. Essa forma de pagamento digital já existe há muitos anos, lançada em 1998 na Califórnia e logo se expandiu para muitos países, incluindo o Brasil. A vantagem é de não ter que precisar colocar toda vez os dados do seu cartão, o pagamento pode ser feito somente com o login e senha. 

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Digitalização de farmácias

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Em 2022, o Instituto Axxus, que realiza pesquisas qualitativas e estudos de mercado no Brasil e no exterior no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, evidenciou que 92% das farmácias independentes não utilizam qualquer plataforma de marketplace e 86% delas fazem o levantamento manual do registro de seus medicamentos. Pensando nas retailtechs, esses percentuais quase gritam a procura de uma solução. 

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A ampliação do comércio eletrônico na China 

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A empresa americana FedEx ou FedEx Corporation é responsável por realizar entregas com origem e destino em mais de 220 países e territórios ao redor do mundo. Seus serviços incluem importações e exportações, sejam elas expressas ou menos urgentes. 

Nesse viés, a empresa colabora bastante com o comércio internacional da China. Em Guangzhou, o comércio eletrônico transfronteiriço atingiu 137,59 bilhões de yuans em 2022, sendo que se tornou uma cidade piloto nesse tipo de comércio em 2013. A comparação em relação ao ano de 2014 é chocante, com 1,46 bilhão sendo o faturamento naquele ano. 

Em quase dez anos a cidade se transformou em um polo gigante e, com isso, a FedEx assinou, neste ano de 2023, um um memorando de entendimento com o governo municipal de Guangzhou (província de Guangdong). A empresa conseguirá expandir seus serviços de logística e contribuir para o desenvolvimento da cidade no que diz respeito às cargas internacionais. 

Atualmente, foram registrados mais de 210 voos por semana no aeroporto internacional de Guangzhou Baiyun, local onde o hub da FedEx na Ásia-Pacífico está instalado. Estabelecer o acordo com o governo fez fortalecer e consolidar ainda mais o comércio no local e as expectativas são bem altas, principalmente no investimento em tecnologia.

Em 2022 a FedEx já havia lançado um robô programado por uma Inteligência Artificial por conta do crescente volume das remessas do e-commerce. Dito isso, podemos esperar uma ampliação do comércio eletrônico já para este ano, principalmente com os avanços tecnológicos associados à IA, os quais temos visto que não param de evoluir. 

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A tendência das grandes plataformas

3 min

Com a instabilidade da economia, o setor varejista nacional precisa estar bem preparado e atento com o que ocorre no mundo digital. Diante disso, as retailtechs têm como principal função oferecer soluções para o varejo através de ferramentas tecnológicas, proporcionando uma boa experiência para o consumidor a fim de fazer com que o varejista amplie cada vez mais sua rede de clientes e consolide seu setor.

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