Ter um blog é importante?

O primeiro post do blog só poderia ser este assunto: Ainda é relevante ter um blog?

Antes de começarmos pedirei licença para comentar rapidamente a origem do nome Blog. Este nome surgiu da junção de duas palavras da língua inglesa web e log em 1997, ficando então weblog. Posteriormente passou a ser chamado apenas de blog, assim como website atualmente chamamos apenas de site. O nome blog tem como tradução livre “diário da rede”.

Sem mais delongas e respondendo a pergunta: sim! Ainda é importante!

Assim como outras plataformas de conteúdo, o blog ainda possui um papel importante na internet e faz parte de estratégias em Marketing Digital e Inbound Marketing. Gerar conteúdo ajuda a empresa ou marca a ganharem autoridade e aparecer mais em mecanismos de buscas. Mostre ao seu público que sua empresa ou marca dominam o assunto e tem prazer em compartilhar isso.

Considere o SEO de seu blog, isso ajudará os interessados a encontrá-lo e aproveitar de seu conteúdo. Pontos importantes para um SEO eficaz:

Palavras-chave que encaixem com seu texto;
A densidade de palavras-chave, ou seja, não repita o tema com muita frequência em seu post;
Links internos de um post para o outro, isso fará o usuário ficar mais tempo em seu blog (melhora o rankeamento nas buscas);
Tags de SEO bem definidas, sendo elas o Meta Title, Meta Description e Heading Tags.

Um blog tem alto potencial de gerar resultados para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Mas para isso é preciso paciência e consistência. A melhor forma de ter uma audiência fiel em seu blog é sendo regular nas postagens.

Confunde-se, muitas vezes, qualidade com quantidade. E o que vemos quando isso acontece são empresas produzindo um alto volume de conteúdo, porém com pouco filtro e pouca qualidade.

Dicas para ajudar na geração de leads:

  • Assinatura de newsletter
  • Links internos para produtos ou serviços
  • Pop-ups de ofertas antes do usuário sair do blog

Métricas que você deve considerar para analisar os resultados:

  • Visualizações de página
  • Usuários únicos
  • Conversões
  • Taxa de conversão
  • Taxa de rejeição
  • Tráfego por canal

Espero que as dicas sejam úteis e lhe ajude com maiores resultados.

Um forte abraço,
Hazor Passos
Head of Digital Marketing and Founder

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