(4 min)
Desde que foi lançado pelo Banco Central, em novembro de 2020, o Pix vem se popularizando e se tornando um dos meios de pagamento mais utilizados. Sua principal vantagem é a efetivação da transação em até 10 segundos, podendo ser utilizado a qualquer momento do dia, mesmo nos domingos e feriados.
A facilidade que ele proporciona gera um impacto positivo para o e-commerce, tanto para os lojistas quanto para o consumidor. Considerando o lado da loja, o Pix é muito mais vantajoso do que o boleto, devido ao risco de não pagamento durante sua validade. Caso isso aconteça, o produto fica “preso” ao cliente ao mesmo tempo que impacta o estoque. O consumidor tem a possibilidade de pagar de maneira prática e ágil. Embora a transferência seja gratuita para pessoas físicas ou MEI, é cobrada uma taxa para o comércio, que gira em torno de apenas 1%.
A popularidade do pix fez surgir uma nova modalidade: o Pix parcelado, que não foi criado pelo Banco Central, pois o Pix não é entendido como uma opção para o crédito. As empresas se apropriaram desse uso para oferecerem essa opção ao consumidor. Os estabelecimentos são os que mais se beneficiam, pois o pagamento integral é recebido de forma instantânea, enquanto o consumidor pode realizar o pagamento por meio de parcelas.
Como sendo uma outra alternativa de pagamento, também traz benefícios ao consumidor, o problema é que muitas vezes os juros podem ser muito altos. Para ser atraente ao cliente, o lojista precisa repassar a redução que ele teria com taxas dos cartões de crédito para o preço final da compra. Agora com o pix parcelado, o lojista recebe o valor integral, ou seja, consegue adicionar desconto no produto.
Existe a possibilidade do Pix parcelado no cartão de crédito, com a data de vencimento sendo a mesma do cartão, e o Pix parcelado sem vínculo com o cartão, em que a data fica a critério da pessoa. Nesta última opção, mesmo que não se tenha crédito em conta, o cliente consegue efetuar o pagamento parcelado.
Por ser um mecanismo criado pelo Banco Central, expressa segurança e legitimidade na hora de efetuar o pagamento on-line. Dessa forma, o cliente tem confiança na hora de realizar a compra e, assim, isso tende a impactar positivamente no crescimento do e-commerce.