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O Mercado Livre possui forte atuação na América Latina e, principalmente, no Brasil. Como já comentado por nós no começo do ano, a empresa atingiu recorde de receita em 2022 e investe bastante em tecnologia. Além de atender milhões de usuários oferecendo espaço para vendas, o Mercado Livre propõe soluções para pessoas físicas e jurídicas em relação a compras, anúncios, envios e outros serviços em relação a visibilidade do produto.
Para atender essas demandas, existe o Mercado Ads, unidade de publicidade do Mercado Livre que lançou neste ano de 2023 o Display Ads Programmatic. Esse display é uma solução de mídia programática, o que promove a otimização de campanhas a partir de first-party data e intenção real de compra. Isso faz com que as agências e marcas comprem essa publicidade de maneira inteligente, direcionadas a um determinado público específico.
A ferramenta utiliza Rentail Mídia e Real Time Bidding, sendo o primeiro anúncios baseados em estratégias nos portais de venda online e o segundo uma modalidade online de publicidade que está em alta, que funciona como uma espécie de leilão programático instantâneo, semelhante ao mercado financeiro. Com isso, o objetivo é a agilidade e aproveitamento na decisão de compra.
Sob essa ótica, a solução irá gerar altos impactos em momentos relevantes, atingindo de forma mais eficaz o consumidor final. Além disso, está disponibilizado no Mercado Ads Academy o curso com certificação do Display Ads Programmatic, que possibilita aos vendedores um maior conhecimento sobre a utilização dessa tecnologia para suas vendas. Tudo o que foi apresentado sobre o Mercado Ads está ligado à IA e aos algoritmos conforme a ação do consumidor, o que nos faz pensar que as mídias programáticas atuais poderão ser substituídas por mídias produzidas através da IA. O que isso implica?
Ao mesmo tempo que o Mercado Livre diz ser uma ferramenta de grande inovação tecnológica e que irá auxiliar de maneira positiva as agências de publicidade, as agências terão que mudar a forma com a qual elas trabalham. Assim, há uma imposição, de algum modo, de que se deve investir em IA. Isso também mexe com políticas e estratégias de publicidade. Pensando no público, irão aceitar a inteligência artificial oferecendo produtos?
Diante do exposto, percebemos os efeitos dos consideráveis investimentos em tecnologia que o Mercado Livre planejou para 2023. Ela se torna, portanto, uma empresa que aborda diferentes setores dentro do e-commerce, contando com soluções de branding, performance, insights exclusivos sobre o comportamento do usuário, auxiliando marcas e vendedores na eficácia de suas campanhas utilizando fazendo uso da IA.