Golpes através da Inteligência Artificial

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A Inteligência Artificial é um assunto que estamos discutindo bastante ultimamente,  o motivo de darmos importância para essa pauta é por conta dos gigantescos avanços tecnológicos que ela proporciona. No texto anterior, sobre a automação, apontamos para os avanços positivos que ela pode acarretar para o e-commerce e como, futuramente, será introduzida na nossa vida pessoal. 

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Automação

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Conforto. Essa palavra está mais atrelada ao e-commerce do que imaginamos. Por trás dela permeiam diversos pontos do grande universo da internet. O poder do conforto volta-se para a facilidade de execução das nossas ações, a busca por produtividade e agilidade é algo muito priorizado pelas grandes empresas que querem otimizar o tempo a fim de ganhar mais dinheiro. 

Além das empresas, o consumidor também quer conforto, quer comprar sem precisar pegar o trânsito, escolher produtos entre várias opções e, claro, uma boa experiência de compra. O varejo online já se mostrou confiável e seguro, tanto que o foco agora está sendo em elevar o nível dos anúncios, investindo fortemente em tecnologia.

É nesse sentido que entramos no assunto da automação, um campo bastante ligado ao conforto. Pensando no cliente, a comparação clássica entre varejo online e varejo físico é a rapidez com que se consegue o produto, ir à loja é ter a mercadoria instantaneamente. Com a automação nos sistemas de entrega, uma empresa de vestuário pode embalar 1.800 pacotes por hora, isso possibilita envios no mesmo dia. Nos sistemas conectados aos dados e emissão de notas fiscais, eles conseguem emitir códigos de barras para as embalagens. 

Assim, percebemos que a automação das embalagens e entregas também são algo já superado e efetivo. Como a tecnologia não para, a automação está sendo inserida em todos os tipos de serviço, como mensagens e anúncios integrados à inteligência artificial. A velocidade em que avança a tecnologia pode se tornar preocupante. 

Segundo Bill Gates, fundador da Microsoft, durante um evento da Goldman Sachs e SV Angel, em São Francisco, quando a IA se desenvolver de forma mais concreta, os sites de busca e lojas online não mais existirão. O empresário acredita que a IA será como um agente pessoal, que a utilizaremos como fazemos hoje nos sites de busca. Pela velocidade com que estão caminhando as coisas, talvez isso não seja tão distante de se pensar, pois a Alexa já é um tipo de assistente pessoal que responde todas as suas perguntas e pode se conectar com as luzes da casa. Isso tudo é e seria ainda mais confortável. Diante disso, surgem inúmeros questionamentos sobre o futuro. A automação das coisas vai nos persuadir por meio do conforto? Ou será possível o conforto se transformar em desconforto?

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Mercado Ads

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O Mercado Livre possui forte atuação na América Latina e, principalmente, no Brasil. Como já comentado por nós no começo do ano, a empresa atingiu recorde de receita em 2022 e investe bastante em tecnologia. Além de atender milhões de usuários oferecendo espaço para vendas, o Mercado Livre propõe soluções para pessoas físicas e jurídicas em relação a compras, anúncios, envios e outros serviços em relação a visibilidade do produto.

Para atender essas demandas, existe o Mercado Ads, unidade de publicidade do Mercado Livre que lançou neste ano de 2023 o  Display Ads Programmatic. Esse display é uma solução de mídia programática, o que promove a otimização de campanhas a partir de first-party data e intenção real de compra. Isso faz com que as agências e marcas comprem essa publicidade de maneira inteligente, direcionadas a um determinado público específico.

A ferramenta utiliza Rentail Mídia e Real Time Bidding, sendo o primeiro anúncios baseados em estratégias nos portais de venda online e o segundo  uma modalidade online de publicidade que está em alta, que funciona como uma espécie de leilão programático instantâneo, semelhante ao mercado financeiro. Com isso, o objetivo é a agilidade e aproveitamento na decisão de compra.

Sob essa ótica, a solução irá gerar altos impactos em momentos relevantes, atingindo de forma mais eficaz o consumidor final. Além disso, está disponibilizado no Mercado Ads Academy o curso com certificação do Display Ads Programmatic, que possibilita aos vendedores um maior conhecimento sobre a utilização dessa tecnologia para suas vendas. Tudo o que foi apresentado sobre o Mercado Ads está ligado à IA e aos algoritmos conforme a ação do consumidor, o que nos faz pensar que as mídias programáticas atuais poderão ser substituídas por mídias produzidas através da IA. O que isso implica?

Ao mesmo tempo que o Mercado Livre diz ser uma ferramenta de grande inovação tecnológica e que irá auxiliar de maneira positiva as agências de publicidade, as agências terão que mudar a forma com a qual elas trabalham. Assim, há uma imposição, de algum modo, de que se deve investir em IA. Isso também mexe com políticas e estratégias de publicidade. Pensando no público, irão aceitar a inteligência artificial oferecendo produtos? 

Diante do exposto, percebemos os efeitos dos consideráveis investimentos em tecnologia que o Mercado Livre planejou para 2023. Ela se torna, portanto, uma empresa que aborda diferentes setores dentro do e-commerce, contando com soluções de branding, performance, insights exclusivos sobre o comportamento do usuário, auxiliando marcas e vendedores na eficácia de suas campanhas utilizando fazendo uso da IA. 

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O artifício TikTok

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O Tiktok é uma rede social que trabalha com um algoritmo que tem um alcance gigantesco. Como muitos já sabem, é um aplicativo feito para vídeos que teriam, inicialmente, 60 segundos de duração, estendidos em 2021 para até 5 minutos.Um bilhão de pessoas acessam por mês essa rede social, que tem o Brasil como o terceiro país com mais usuários mensais, perdendo apenas para os Estados Unidos e Indonésia. Por ser um aplicativo voltado aos vídeos, traz muitas informações de diferentes nichos e de forma descontraída, o que no mundo das vendas pode servir como uma espécie de máscara para um discurso publicitário. Sendo assim, o e-commerce viu uma oportunidade dentro do aplicativo, expandindo seus meios de acesso ao consumidor. 

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Pagamentos por WhatsApp ou What’s Up?

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No mês de março de 2023, o Banco Central aprovou os pagamentos de pessoas para empresas via WhatsApp. O aplicativo é o mais usado pela população brasileira para fins de comunicação, logo, as empresas também o utilizam a favor de seus negócios. Isso vai permitir que o consumidor confirme a compra sem ter que sair da tela de conversa.

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O desinteresse pelos NFTs

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Assim como outras redes sociais, o Instagram conta com diversas atualizações, inclusive em relação ao seu algoritmo. Até 2016 o aplicativo mostrava os conteúdos de acordo com a ordem cronológica dos seguidores do usuário, depois disso passou a investir na inteligência artificial para a aplicação de critérios próprios em relação a conteúdos personalizados para cada um.

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