Pagamentos por WhatsApp ou What’s Up?

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No mês de março de 2023, o Banco Central aprovou os pagamentos de pessoas para empresas via WhatsApp. O aplicativo é o mais usado pela população brasileira para fins de comunicação, logo, as empresas também o utilizam a favor de seus negócios. Isso vai permitir que o consumidor confirme a compra sem ter que sair da tela de conversa.

Tendo a aprovação, a Meta começou a se mobilizar para colocar em prática o serviço no mês de abril. Acredita-se que os maiores beneficiados serão as pequenas e médias empresas, pois não precisam criar seus próprios sites, concentrando as vendas via WhatsApp. O serviço estará disponível para aqueles que possuírem a última atualização do aplicativo, sendo gratuito para os usuários. Já para as empresas, será necessário baixar o WhatsApp Business. 

A Cielo possui exclusividade nas transferências de pessoa para pessoa, a plataforma aberta é para as empresas. Assim, neste primeiro momento, a Rede e o Mercado Pago que estão participando das transações. Os sistemas estão conectados entre vários emissores, sendo eles o Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi.

O aplicativo funcionará como os outros de e-commerce, em que o usuário cadastra o seu cartão podendo pagar no débito, crédito e na modalidade pré-pago. A preocupação com a segurança das operações sempre é um ponto importante de se pensar e, de acordo com a Meta, os números dos cartões serão criptografados e o pagamento só será liberado com o PIN cadastrado pelo cliente. 

A facilidade de compra e as vantagens são inúmeras, a empresa pode disponibilizar um catálogo ou já armazenar os produtos em um carrinho e enviar na conversa, criando um pedido só com tudo o que o cliente requer. Além disso, é possível visualizar o status do produto em tempo real e também pedir reembolso, caso haja algum problema com a compra. 

As tecnologias estão chegando ao consumidor cada vez mais rápido e com fácil acesso, transformando positivamente a experiência de compra. 

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