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No mês de novembro a protagonista é a Black Friday. A tão esperada promoção teve prejuízo em e-commerce de R$ 48,4 milhões durante Black Friday e Cyber Monday. Para os grandes e pequenos negócios, fazer uma projeção do comportamento do consumidor durante o ano a fim de se beneficiar com as promoções de novembro é uma estratégia muito válida.
Entender as necessidades do consumidor e o funcionamento do mercado é fundamental. Com a pandemia da COVID-19, as compras pela internet se fortaleceram ainda mais, aumentando o número de lojas virtuais. Entretanto, segundo uma pesquisa feita pela Harvard Business Review, entrevistando um pouco mais de 46.000 compradores, é evidenciado que o valor econômico a ser ganho com empresas que adotam a estratégia omnichannel é bastante significativo. Isso significa que o consumidor quer ser atendido de diversas formas, priorizando a facilidade e o menor custo. Uma empresa com diversos canais de compra, muitas vezes possui cupons de desconto para quem usa seu aplicativo e até mesmo a opção de retirada na loja, diminuindo ou anulando o preço do frete.
De acordo com a Sofist, especialista em redução de problemas em produtos digitais, muitos consumidores tiveram problemas técnicos enquanto realizavam suas compras na Black Friday, o que promove insegurança em relação às compras onlines e novamente reforça a importância da estratégia de omnichannel. O monitoramento de 104 e-commerces pela empresa somou uma perda de R$ 26.956.522,98 entre um período de mais ou menos 8 horas.
Além disso, com o processo de transição do governo, manutenção do Auxílio Brasil, instabilidade na economia, juros altos e início da copa do mundo, o mercado varejista brasileiro antecipou suas promoções devido ao medo de não vender na sexta-feira do dia 25 de novembro. Os dados da Neotrust apontaram queda de 28% em relação a 2021, referente somente à sexta-feira.
É inevitável a comparação entre os números obtidos nos Estados Unidos, país que criou esse conceito de Black Friday e que bateu recorde de vendas online. O cenário é oposto e os descontos pelas empresas norte-americanas foram muito mais elevados que no Brasil, aproveitando para aliviar os estoques do feriado de “Thanksgiving”.
A questão principal é que os números mundiais tiveram mudanças devido à copa do mundo ser realizada em novembro, representando um cenário inédito para o comércio em geral. Portanto, os produtos que tiveram mais demandas foram no setor de tecnologia, principalmente as televisões.