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A disputa do varejo online com o varejo físico está cada vez mais acirrada. A cultura da compra online é incorporada todo ano por novas gerações, as quais nascem no mundo digital e tecnológico. Ao mesmo tempo, a parcela da população que não está inserida nesse contexto diminui, ou seja, o e-commerce se fortalece no decorrer dos anos.
Assim, ele faz parte da evolução tecnológica que se mostrou eficiente e competente no período pandêmico, incorporando todos os nichos de mercado. Isso refletiu muito ativamente na nossa cultura. É difícil pensar em algum setor que não exista no mundo virtual, as opções são inúmeras e essa é sua maior vantagem. Por conta disso, o consumidor tem a facilidade de comparar os preços dos mesmos produtos em diferentes sites. A própria pesquisa do produto na Google, quando clicamos em “shopping”, realiza as comparações.
A comodidade é outro ponto importante, pois para concluir a compra é necessário somente a internet. Entretanto, o imediatismo é um forte competidor no time do varejo físico. Quando o cliente vai comprar um presente de última hora, um ingrediente que falta para a receita, ele recorre automaticamente às lojas físicas para obter de imediato o produto. Além disso, as lojas físicas permitem ao consumidor provar aquela determinada mercadoria.
O que o comércio físico tem que pensar é na melhor experiência de compra possível, com uma loja bem estruturada e um bom atendimento para participar dessa disputa de forma competitiva. Em Boston, a loja da Canada Goose, por exemplo, conta com uma câmara fria para o cliente experimentar seus casacos e verificar se realmente esquentam. Esse tipo de experiência chama atenção por ser diferente e às vezes até quem não estava pensando em ir à loja para comprar o casaco vai até lá para provar.
Não se pode negar que muitas vezes experimentar uma roupa ou um sapato e escolher as frutas e verduras no mercado é algo que o virtual não pode proporcionar. É nesse ponto que o e-commerce está buscando uma melhora, aliado à tecnologia. Dessa forma, as marcas estão utilizando provadores online e simuladores por meio da câmera do computador. As inteligências artificiais estão sendo desenvolvidas e possuem uma grande potencialidade de aprimorar a experiência da compra online por meio das realidades aumentadas.
A disputa é bem acirrada, porém, por mais que o e-commerce esteja em constante ascensão, é difícil sumirem as lojas físicas. Por conta disso, a estratégia de omnichannel é a mais completa de todas. Com ela, o cliente pode nem perceber a diferença entre o consumo online e físico. Logo, essa é a estratégia que possui a máxima experiência de compra, abrangendo todos os tipos de público e permitindo a existência dos dois tipos de varejo.
1 comentário
Sim vai sumir, a tendência é compra on-line devido a vários benefícios tanto no gasto como no meio ambiente, isso afetará o emprego sim, serão substituídos por outros meio de trabalho , mas é uma tendência impossível de frear.