O que é Cyber Monday?

(4 min)

Apenas 40% dos brasileiros sabem o que significa Cyber Monday, aponta levantamento realizado pela GfK, empresa especializada em estudos de mercado. Criada em 2005 nos Estados Unidos, após o sucesso da Black Friday, tem como intuito explorar as promoções do e-commerce. Desse modo, seu caráter é virtual, com descontos na segunda-feira pós Black Friday. Como essas datas surgiram nos EUA, refletem de modo diferente no Brasil e nos outros países e culturas do mundo. 

Os descontos da Black Friday estão adquirindo novas formas, a princípio é para ser uma promoção voltada ao varejo físico, enquanto a Cyber Monday volta-se para o e-commerce. No entanto, não é bem assim que acontece no Brasil. A cultura da Black Friday já está inserida no nosso país, porém os descontos estão se diluindo e permanecendo por todo o mês de novembro, com títulos como “Black November”. Além disso, as lojas virtuais também participam dessas promoções, contendo descontos ainda maiores que em lojas físicas, o que afeta a verdadeira essência das datas e faz a Cyber Monday ser mais uma entre as promoções. Dados do Radar Simples mostram que as buscas pela Cyber Monday são praticamente inexistentes em 2022. 

Outro ponto que merece destaque é o Natal, o lucro natalino é muito superior ao da Black Friday e da Cyber Monday. Para se ter uma ideia, em seis anos o faturamento no Brasil foi de R$ 20,2 bilhões na Black Friday e de R$ 68,6 bilhões no Natal.

Dar presente de natal faz parte da cultura brasileira há muito tempo, possui apelo emocional e coincide com o décimo terceiro. Independentemente do produto, as famílias tendem a comprar e trocar presentes de fim de ano, principalmente para as crianças. Sendo assim, o mercado precisa se atentar à população do seu país e prezar pelas datas que estão enraizadas naquela determinada cultura. Por mais que mudanças ocorram, elas demoram a se estabilizar. 

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *