O efeito Barbie

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No mês de julho foi lançado o filme live-action da Barbie, dirigido por Greta Gerwig e distribuído pela Warner Bros. O filme impactou bastante as vendas, tendo 120 mil produtos rosas vendidos só durante o mês de julho pelos pequenos e médios empreendedores digitais de acordo com a Nuvemshop. 

Segundo a pesquisa, comparando o mesmo período com o ano anterior, ocorreu um aumento de 20% nos itens colocados à venda da cor rosa. Além disso, acessórios e roupas rosa tiveram um aumento de 39% em relação a julho de 2022. De acordo com a OLX, a boneca Barbie está em primeiro lugar no ranking de vendas na plataforma.

Diante disso, percebemos um enorme investimento de marketing, principalmente pelas redes sociais. A utilização dos filtros no instagram e tiktok promoveram mais ainda a divulgação do filme, pois as pessoas estão participando, de certa forma, do universo Barbie, ou seja, estão tendo uma experiência e interação. 

Com isso, o assunto Barbie viralizou se tornando um dos trendings topics. Atentos às tendências, os lojistas também se aproveitaram do sucesso do filme lançando produtos licenciados. Várias marcas brasileiras tiveram a boneca como tema de suas coleções, como C&A, Riachuelo, Renner,  Zara, Melissa, Ipanema, entre outras. Muitas lojas físicas usaram a estratégia da caixa da Barbie, para que as pessoas pudessem tirar fotos como se fossem bonecas, o que evidencia mais uma vez um marketing que envolve o cliente, fazendo com que ele participe. 

O boom no e-commerce fez com que a Mattel, fabricante responsável pela marca, abrisse a loja oficial no Mercado Livre a fim de ampliar suas vendas digitais no Brasil. Seu objetivo é aumentar a quantidade de canais de venda no país, os clientes terão mais opções de compra. Assim, o filme foi um sucesso não só nos cinemas, mas também no comércio em geral.

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