O consumo consciente é algo que já está em pauta faz alguns anos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Google, em 2020, mais de 60% dos brasileiros afirmaram estar dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, e mais de 70% afirmaram que a sustentabilidade é um fator importante na hora de escolher um produto. Além disso, a pesquisa apontou que as buscas por produtos sustentáveis cresceram mais de 300% nos últimos anos.
As catástrofes naturais que estão acontecendo pelo mundo são grandes influências para mudarmos nosso jeito de viver e de consumir. Os produtos veganos estão em constante crescimento dentro da indústria, sendo bastante divulgados nas redes sociais. Além disso, documentários sobre o planeta, reportagens sobre o cuidado com o meio ambiente estão cada vez mais presentes nas plataformas streamings.
A pandemia foi uma outra grande propulsora desse nicho de mercado. O aumento das compras online fez com que as pessoas se interessassem mais pelos produtos, afinal, é importante saber de onde estamos comprando. O hábito de comprar online aumentou e se instaurou na nossa cultura, gerando o surgimento de várias marcas, isto é, diversas opções para o consumidor.
Assim, as marcas que atuam no e-commerce utilizam da máxima informação de seus produtos para impulsionar seus próprios negócios, como forma de estratégia de marketing. Se agora o consumidor está preocupado com a fonte daquele produto, a transparência da empresa é muito importante para que ela tenha sucesso. O consumidor consegue ter acesso às práticas das empresas e saber se elas adotam maneiras sustentáveis e éticas na fabricação do produto.
Esse tipo de consumo está se tornando um estilo de vida e, consequentemente, influenciando diferentes tipos de negócios. Como o mercado precisa estar atento ao consumidor, as marcas precisam ficar alertas a esse tipo de demanda para não perder credibilidade, pois a concorrência de mercado é grande.