(4 min)
O Tiktok é uma rede social que trabalha com um algoritmo que tem um alcance gigantesco. Como muitos já sabem, é um aplicativo feito para vídeos que teriam, inicialmente, 60 segundos de duração, estendidos em 2021 para até 5 minutos.Um bilhão de pessoas acessam por mês essa rede social, que tem o Brasil como o terceiro país com mais usuários mensais, perdendo apenas para os Estados Unidos e Indonésia. Por ser um aplicativo voltado aos vídeos, traz muitas informações de diferentes nichos e de forma descontraída, o que no mundo das vendas pode servir como uma espécie de máscara para um discurso publicitário. Sendo assim, o e-commerce viu uma oportunidade dentro do aplicativo, expandindo seus meios de acesso ao consumidor.
Diante disso, as marcas conseguem ganhar mais visibilidade ao apresentarem seus produtos na rede, 68% das pessoas que participaram de um estudo da Opinion Box sobre o assunto disseram conhecer produtos novos pela plataforma. Além disso, 45% disseram se sentir seguros com produtos recomendados por influencers no Tiktok.
É nesse sentido que está a genialidade do aplicativo, ele mostra como que os produtos funcionam. Assistir vídeos, se pensarmos em uma visão generalista, é como vivenciar em poucos minutos a experiência que o outro compartilhou conosco. Logo, a aproximação que você tem com determinado produto é muito maior do que por uma fotografia em um catálogo, por exemplo. Junto ao influencer, a potência do produto se multiplica quando combinada ao carisma.
Sob essa ótica, os anúncios acabam sendo os próprios vídeos, eles são suas próprias propagandas. Ainda sobre o estudo da Opinion Box, 72% disseram não ter comprado a partir de anúncios. Outros dados, retirados do blog TikTok, evidenciam que o aplicativo “teve um retorno médio sobre investimento de mídia (o ROI) 73% mais alto do que a média de outros canais digitais analisados pela Nielsen. E quando a gente fala de meios offline, a vantagem é ainda maior: nosso ROI médio foi 80% mais alto”.
Como qualquer ferramenta, é preciso saber explorá-la para obter sucesso nas vendas, o que não é algo muito difícil estando no mundo digital. Assim, a criação de conteúdos autênticos combinados com experiências de compras imersivas apresentam números bastante significativos em relação ao retorno do consumidor e as marcas que não se atentarem a isso ficarão para trás!