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O ano de 2021 foi um período conturbado para o varejo do Mercado Livre. No quarto semestre o prejuízo calculado era de US $46 milhões. Entretanto, as coisas começaram a mudar mais para o final do ano, na virada de 2021 para 2022, em que foram registrados 8,8 milhões de novos usuários.
Com esse avanço, no mesmo período de 2022, a receita líquida alcançou US $3 bilhões, com crescimento de 40,9% em dólar. De acordo com a reportagem feita pelo E-commerce Brasil, “no ano de 2022 o lucro bruto consolidado atingiu US $5,1 bilhões, crescimento de 47,7% em dólar na comparação com 2021. Já o lucro operacional atingiu US $349 milhões no quarto trimestre, crescimento de 139,1% em dólar, atingindo novo recorde no período”.
O Mercado Pago, plataforma de pagamento criada pelo Mercado Livre, também gerou lucros, mais de US $1,3 bilhão em receitas líquidas, com crescimento de 93%. A plataforma é autorizada pelo Banco Central e oferece serviços de pagamento online e físico, além de produtos e operações de crédito, para pessoas físicas e empresas.
Olhando para os índices de crescimento de cada país, as vendas brutas do quarto trimestre aceleraram em 35%, sendo o Brasil um dos principais impulsionadores, com crescimento de 21% no ano de 2022, em moeda constante. Os outros países que obtiveram destaque foram México e Argentina.
A partir de uma maior eficiência logística, em detrimento da ampliação de agências do Mercado Livre, o formato e o desempenho dos anúncios mudaram. Acredita-se que o forte investimento em tecnologia foi o que impulsionou decisivamente o crescimento, melhorando a performance dos anúncios. Consequentemente, alavancou o consumo no marketplace.