E-commerce no carnaval

(4 min)

As datas comemorativas são grandes influenciadoras para o e-commerce, que se aproveita delas para criar promoções e gerar lucros. O carnaval não é diferente, todos os tipos de negócios podem usar essa data para introduzirem estratégias de marketing, até mesmo os setores que não estão diretamente ligados à festividade. 

Assim,  se apropriar do feriado e inserir no seu negócio fica sob responsabilidade de uma boa gestão de marketing. As empresas que conseguem se preparar bem para essa data e oferecer produtos e serviços relevantes para o público-alvo têm a chance de obter excelentes resultados financeiros, além de trazer visibilidade para a marca. 

Entretanto, produtos como fantasias, acessórios, adereços, pacotes de viagens, ingressos para eventos normalmente são os mais procurados. A Magis5, hub de automação e gestão de e-commerce nos marketplaces, mostra que as categorias com maiores volumes de vendas em dezembro do ano passado e que têm relação com o carnaval foram: decoração (26,3%), calçados, roupas e acessórios (9%) e beleza e cuidados pessoais (7,8%). 

Com a volta dos blocos de rua pós COVID-19, os mercados de proximidade e as lojas de conveniência se fortaleceram. Uma pesquisa realizada pela Linx, empresa brasileira especialista em tecnologia para o varejo, aponta que entre os dias 18 a 22 de fevereiro mais da metade das vendas (52%) foi de bebidas alcoólicas, sendo a cerveja a opção mais consumida no período.

O que facilitou muito as vendas foi o PIX. Seu índice de crescimento bateu 202% neste carnaval e o valor transacionado chegou a ser 14,7% maior em relação ao carnaval do ano passado, de acordo com os dados da Linx. 

Sendo assim, o planejamento prévio junto com uma estrutura organizada faz com que o carnaval seja uma oportunidade de aumento de vendas e lucratividade das empresas, seja qual for o ramo destas. Claro que alguns setores são mais privilegiados que outros, porém isso não impede as empresas de buscarem estratégias de faturamento junto com preços competitivos para alavancar seus negócios e incorporarem o feriado. 

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *