Digitalização de farmácias

4 min

Em 2022, o Instituto Axxus, que realiza pesquisas qualitativas e estudos de mercado no Brasil e no exterior no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, evidenciou que 92% das farmácias independentes não utilizam qualquer plataforma de marketplace e 86% delas fazem o levantamento manual do registro de seus medicamentos. Pensando nas retailtechs, esses percentuais quase gritam a procura de uma solução. 

Diante disso, a Napp Solutions, startup especializada em conectar empresas físicas com o ambiente digital, em parceria com a Google, criou uma plataforma digital voltada às farmácias. O intuito é fazer com que a plataforma Napp ofereça serviços como gerenciamento de estoque e comparação de preços com concorrentes a fim de evitar tarefas manuais complexas, trabalhosas e demoradas. 

Uma das coisas mais interessantes da ferramenta é o sistema atrelado a uma inteligência geográfica, o que permite que a farmácia apareça em buscas de clientes localizados naquela determinada região. Além de ser benéfico para o cliente, o empreendedor consegue visualizar as demandas ao seu redor. 

A plataforma possui sete serviços de produtos oferecidos pela Google que podem ajudar o empreendedor na promoção de campanhas de publicidade, podendo acessar insights e as tendências de mercado proporcionadas pelos dados de busca da Google. Para possuir esses serviços, a farmácia precisa se cadastrar e passar por um processo de integração à plataforma, de maneira totalmente independente e simplificada.

Assim, a digitalização é gratuita, bancada integralmente pela Google. O projeto conta com 12 mil farmácias e pretende ampliar até 84 mil estabelecimentos para 2024. As informações das empresas ficam anônimas, focando somente nos serviços para expandir os negócios baseando-se nos dados dos produtos. Assim, quando compartilhados na plataforma, com foto, descrição e especificação, automaticamente se ligam às buscas da Google, que se atualizam instantaneamente. Com isso, se houver uma modificação de preços, por exemplo, o consumidor já vai encontrar o preço atualizado no site sem que alguém tenha que alterar manualmente.  A digitalização das farmácias é só um dos nichos em que se pretende avançar com o auxílio da tecnologia, logo menos outros setores que ainda são majoritariamente manuais também irão ser transformados. Por enquanto a empresa irá focar no setor das farmácias, mas com certeza outras categorias de produto se integrarão.

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *