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O dia dos namorados no Brasil tem uma data diferente do exterior, aqui comemoramos no dia 12 de junho e lá se comemora no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim. Essa data foi estipulada desde 1948 por conta de ser um dia antes do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Assim como todas as datas comemorativas, o Dia dos Namorados tem uma grande importância no e-commerce, é uma data em que as empresas conseguem lançar campanhas em prol do faturamento. Segundo o relatório da Neotrust, as vendas digitais cresceram 9,8% em 2022, com faturamento de R$ 6,5 bilhões. Entretanto, o aumento em relação ao ano de 2021 foi apenas de 0,3%.
Todo crescimento é válido e significativo no mercado, sempre há chances de explorar cada vez mais o público-alvo, trazendo novidades e descontos. Dados da Google mostram que as buscas por presentes já começam no final do mês de março, logo, as estratégias de vendas precisam ser feitas previamente para que o consumidor já possa ter uma ideia do que comprar e onde comprar.
Diante disso, analisar o histórico de vendas e os produtos que foram vendidos nessa data nos anos anteriores é uma ideia para lançar ofertas. Por ser uma data vinculada a uma pessoa especial, muitas pesquisas de produtos são relacionadas a algo personalizado. Além disso, inovações são sempre bem-vindas, como apresentar os produtos no TikTok, por exemplo, uma rede que está bastante ativa no comércio online.
O e-commerce tem bastante espaço no Dia dos Namorados, porque permite criar várias possibilidades para o consumidor. Desse modo, o site pode ter um espaço para listas de desejos, lugar onde o cliente coloca vários produtos para que depois possa comparar e ver qual o mais adequado. Outra ideia seria propor um quiz que ajudaria a selecionar tipos de presentes que combinam com o(a) namorado(a).
De modo geral, o cliente do Dia dos Namorados é um consumidor de ocasião, focado nessa data. Assim, se a experiência de compra for boa, provavelmente ele voltará e até comprará em outras oportunidades.