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A concorrência é algo inevitável e em se tratando de grandes empresas a corrida pelo melhor produto é sempre acirrada. É nesse contexto que surge o Bard, o chatbot da Google, anunciado em fevereiro de 2023 para usuários dos Estados Unidos e Reino Unido que chega ao Brasil no mês de julho deste mesmo ano.
O Google é o maior site de buscas, sendo responsável por 84% das pesquisas realizadas no mundo. Assim, o Bard veio para competir com o ChatGPT baseado na Inteligência Artificial LaMDA. A ferramenta não é exatamente uma IA, pois trata-se de uma inteligência conversacional, pautada no diálogo, um sistema com uma finalidade mais específica. Segundo a empresa, essa tecnologia de conversação já estava sendo desenvolvida antes do lançamento do ChatGPT.
A principal diferença entre essas ferramentas é o motor de busca ao qual estão vinculados, sendo o Google do Bard e o Bing do ChatGPT, esse último alimentado primeiramente pelo banco de dados da Open AI. O banco de dados do Google é gigantesco, o que pode ser uma grande vantagem. Além disso, a ferramenta está se baseando em feedback humano para se aprimorar, pois o desenvolvimento do Bard foi construído a partir de avaliações feitas pelo público.
Devido ao tempo de lançamento, o Bard ainda se encontra em um estágio inicial, de experimentação, porém já estão sendo criadas expectativas voltadas ao e-commerce. O objetivo é auxiliar lojistas em tarefas como criação de conteúdo, postagem em blog, descrições de produtos, e-mail marketing, atendimento a clientes, análise de dados e automatização de tarefas.
Os recursos podem ser integrados com outras tecnologias de IA, como o Machine Learning. Dessa forma, o chatbot pode ser treinado a lidar com vários assuntos e domínios e até mesmo se integrar ao sistema de CRM, por exemplo. As expectativas quanto ao Bard estão altíssimas e, por pertencer a empresa que lidera o ranking de buscas, espera-se uma transformação digital.