3 min
Com a instabilidade da economia, o setor varejista nacional precisa estar bem preparado e atento com o que ocorre no mundo digital. Diante disso, as retailtechs têm como principal função oferecer soluções para o varejo através de ferramentas tecnológicas, proporcionando uma boa experiência para o consumidor a fim de fazer com que o varejista amplie cada vez mais sua rede de clientes e consolide seu setor.
A expectativa é que o e-commerce brasileiro continue crescendo, refletindo positivamente sobre o varejo. Temos visto que a Inteligência Artificial está progredindo juntamente às retailtechs, sendo essa mais uma confirmação da importância do investimento tecnológico para o desenvolvimento sólido das empresas.
A tendência para os próximos anos está na integração do universo online e offline sem que o cliente perceba essa diferença, integrando diversos tipos de tecnologia dentro dos sites de compra. A demanda dos consumidores vai obrigar os varejistas a migrarem para as grandes plataformas e, consequentemente, causará impacto nos marketplaces.
Outros pontos importantes que também já comentamos ao longo do ano são a atenção com as entregas rápidas, as compras via redes sociais e a importância de marcas que realizam ações sustentáveis. Isso significa que as preocupações e as demandas estão mais exigentes, necessitando de uma experiência completa dos setores. Sendo assim, o banco de dados se torna muito importante, pois é por ele que as empresas irão conseguir colocar em práticas online o que conhecem do consumidor.