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De acordo com resultados de pesquisa na Google, o Dia das Mães só perde para o Natal quando pensamos em datas comemorativas importantes para o varejo. Logo, é a segunda data mais importante do ano e a mais importante do primeiro semestre.
As expectativas estão altas para este ano de 2023 por conta do ano passado. Um levantamento da Nuvemshop de 2022 aponta que o Dia das Mães gerou uma receita de R$142 milhões só para as vendas online, tendo i)moda; ii)saúde e beleza; iii) acessórios como os três principais setores, nesta ordem.
Apesar desses segmentos representarem as maiores vendas no ano anterior, as possibilidades de presentes são muito grandes. Logo, a data é positiva para todos os setores. O e-commerce é um grande facilitador disso, as variedades são praticamente infinitas e a praticidade ajuda o filho e a filha na hora da compra. Hoje em dia podemos encontrar qualquer produto pela internet, até mesmo personalizado. Além disso, não são todas as pessoas que conseguem visitar suas mães, mas podem comprar um presente e enviá-lo.
As formas de pagamento também são um outro ponto importante dentro das expectativas, pela facilidade dentro dos aplicativos de compra, pelo pix e agora pelo WhatsApp Business. Por ser uma data ligada ao afeto, o presente se torna uma forma de demonstrar amor e carinho e é isso que é mais explorado pelas campanhas.
Outro ponto a ser destacado é que as mães de pet e as mães de plantas estão ativas no mercado, podendo ser algo bastante positivo para estes outros setores que não estavam muito inclusos na participação do Dia das Mães. Dito isso, mesmo com as expectativas voltadas aos setores tradicionais vinculados à data, acreditamos em um crescimento nos diversos setores dentro do e-commerce.