A realidade dos smartphones

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Nos encontramos no mundo dos aplicativos onde os smartphones são a maioria dos habitantes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil ultrapassou a marca de 1 smartphone por habitante, com mais de 220 milhões de aparelhos ativos.

Segundo informações divulgadas pela Opinion Box em conjunto com a Mobile Time, 81% dos entrevistados tinham realizado alguma compra pelo smartphone 30 dias antes da pesquisa, em 2022. Além disso, 84% afirmou realizar compras com mais frequência pelo smartphone do que no computador. Outros dados, coletados pela fintech Rapyd, evidenciam que 31% dizem comprar semanalmente pelo celular e 27% pelo computador. A conversão no e-commerce está se tornando maior pelos dispositivos móveis do que pelo desktop. 

O comércio em que as vendas são realizadas por dispositivos móveis é chamado de “m-commerce” ou “mobile commerce” e está em constante ascensão. A praticidade do celular possui grande influência nesse quesito, o que mostra uma necessidade dos sites adaptarem seus formatos para diferentes dispositivos. Como estamos o tempo todo com o celular, as notificações nos chamam atenção e nos fazem clicar a fim de sanar nossa curiosidade. Acontece que isso pode se transformar em uma compra efetiva.

As empresas que já utilizam o site mobile ou responsivo têm uma enorme vantagem sobre as outras, pois se o consumidor visualiza o produto no celular e não consegue efetivar a compra, ou ele desiste, ou ele espera até chegar em casa e finalizá-la pelo computador. No entanto, a espera também pode gerar desistência e até mesmo novas pesquisas em outros sites. 

As buscas pelo celular, conforme a BroadBandSearch, tendem a ser mais locais do que amplas e chegam a 60% em comparação com o computador. Esses dados evidenciam que as pesquisas pelo celular são mais direcionadas, com objetivo de compra, já as realizadas em computadores são mais abrangentes, o consumidor ainda não sabe o produto que quer. 

Outro ponto a ser realçado é a questão das redes sociais, que funcionam como propulsoras de anúncios de marcas e lojas, sendo 80% de sua navegação feita pelo celular, assim, produzir conteúdo para as diversas plataformas é garantir a visualização do seu produto. Percebe-se, então, que o m-commerce já é a nova realidade cada vez mais consolidada no mundo do e-commerce. 

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