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As atenções no mundo do e-commerce são muito voltadas para as mercadorias, porém, o frete é um fator que pode ser determinante na hora de efetuar a compra. A logística das empresas é fundamental, tanto pela organização dos sistemas quanto pelo feedback do consumidor, que confia nesse processo de entrega e espera que seu produto chegue rápido e sem danos.
Segundo a Econsultancy, cerca de 55% dos abandonos de carrinho no e-commerce brasileiro acontecem por causa do preço do frete. Já na pesquisa da Interpolist 50,4% responderam que o cumprimento do prazo prometido pelo e-commerce é a melhor forma de avaliar a qualidade da entrega dos produtos.
Dessa maneira, fica evidente a importância de pensar sobre o frete dentro das empresas. O prazo médio ideal é de dois dias úteis, mas sabemos que dependendo da mercadoria e do quão longe está o consumidor, o prazo pode se estender de 3 a 9 dias, sendo um prazo compreensível diante da distância.
Caso ocorra uma demora maior, o rastreamento do produto é essencial, pois o consumidor sabe exatamente onde se encontra sua mercadoria. Isso traz uma certeza e uma segurança maior sobre o pedido, mostrando que está chegando e que é possível localizá-lo.
Isto posto, é interessante pensar também nas campanhas de frete grátis a fim de atrair clientes. Em datas comemorativas, por exemplo, esse benefício chama ainda mais atenção. Existem vários tipos de campanhas de frete grátis, podendo ser regional, para todo o Brasil, para compras acima de certos valores ou até mesmo para determinados produtos.
Assim, antes de lançar a campanha deve-se calcular a média de lucro, descobrir o custo médio de frete por região e se preparar para vender mais, checando sempre os estoques e as configurações do sistema para ativar o frete grátis na plataforma. Oferecer kits durante a campanha também pode ser uma boa estratégia, junto a uma boa divulgação.