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Neste ano, o Dia dos Pais será comemorado no dia 13 de agosto, inaugurando o segundo semestre. Esse segundo período normalmente é mais favorável para o comércio e as empresas já estão mais atentas com as movimentações do começo do ano. Assim como as demais datas comemorativas, o Dia dos Pais necessita de estratégias prévias para incidir de forma efetiva sobre a clientela.
Refletindo sobre isso, é importante pensar nas particularidades da data, ou seja, esse consumidor provavelmente vai ser um filho/uma filha ou uma mãe, ou uma pessoa que pode ser a responsável por realizar a compra pela criança. Desse modo, os gatilhos de antecipação voltados a esse consumidor fazem toda a diferença.
A expectativa criada em cima da data gera a sensação de empolgação em dar aquele determinado presente. Ao mesmo tempo, faz com que esse consumidor pesquise mais, aumentando a concorrência. Logo, os anúncios precisam ser bem trabalhados não só nas redes sociais, mas também com a rede de clientes.
Um outro ponto bastante importante a respeito das datas comemorativas é a fidelização. Isso somente é possível se o cliente tiver uma boa experiência de compra, o que significa ter um site de fácil acesso e manuseio, colocar preços atrativos nos produtos, dar suporte pós-venda e outros cuidados voltados exclusivamente para o cliente. Sendo assim, o pós-venda é tão importante quanto o momento da venda.
Em 2022 o e-commerce atingiu um faturamento de 5,9 bilhões de reais no Dia dos Pais, o que foi um pouco abaixo do faturamento de 2021. No entanto, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) constatou que as vendas na semana da data comemorativa tiveram um aumento de 11,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de 2021.
Por mais que as vendas no dia oficial tenham sido menores, quando se comparam os anos, houve um aumento de vendas durante a semana. Desta maneira, os dados deixam ainda mais evidente a necessidade de se fazer campanhas de antecipação, gerando expectativas e aumentando as vendas durante a semana.