O desinteresse pelos NFTs

(5 min)

Assim como outras redes sociais, o Instagram conta com diversas atualizações, inclusive em relação ao seu algoritmo. Até 2016 o aplicativo mostrava os conteúdos de acordo com a ordem cronológica dos seguidores do usuário, depois disso passou a investir na inteligência artificial para a aplicação de critérios próprios em relação a conteúdos personalizados para cada um.

Dois pontos são relevantes: personalização e inteligência artificial. Destacamos no início do ano a questão do consumidor de 2023, interessado em um atendimento mais personalizado. Combinado à inteligência artificial, é algo que pode ser realmente transformador para o e-commerce. No sentido mais abrangente do termo, a plataforma consegue reunir diversos nichos presentes no mundo virtual.

Em uma visão geral, o mecanismo conta com coleta de dados, classificação e relevância de conteúdo, horário de postagem, histórico de interação e anúncios. Visto que o universo dentro da plataforma é gigantesco, inclui grandes e pequenas empresas do mundo todo.

Diante disso, uma pauta que surge neste momento é sobre os NFTs (Non-Fungible-Token), que são usados principalmente para representar obras de arte, música, vídeos e outros tipos de conteúdo digital exclusivo. O Instagram possibilitava o compartilhamento destes e criava uma conexão entre os profissionais. Possibilitava, pois desde o 11 de abril de 2023 passou a não estar mais disponível.

Cada NFT tem uma identidade própria e um valor de mercado de acordo com a demanda. São criados e vendidos em mercados especializados, como o OpenSea e o SuperRare e armazenados em uma carteira digital. Assim, não possuíam integração direta com o Instagram mas o utilizavam como forma de redirecionar seus seguidores para plataformas externas de transações de NFTs. É uma nova forma de investimento por criptomoedas e uma aposta para o metaverso, que está em construção. 

O Instagram deu bastante credibilidade e visibilidade para este tipo de negócio. No momento, a Meta (empresa controladora dos aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram), impactada pela falta de interesse, perturbações mais amplas nos mercados de criptomoedas e desaceleração econômica, está desistindo da participação nesse setor. 

Talvez, desativar os NFTs da plataforma possa ser algo prejudicial para quem está apostando nisso, já que o aplicativo gerava bastante movimentação. O ponto principal que queremos chamar atenção é sobre a potência do instagram, de como pode se tornar um dos canais mais importantes no e-commerce. Nesse sentido, estudar as estratégias de mercado junto à ferramenta é primordial para alavancar o seu negócio. 

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *