(4 min)
Ultimamente a comodidade está sendo um fator decisivo na hora das compras, sendo a opção online a mais “confortável”. Enfrentar o trânsito e as filas do supermercado, principalmente nas cidades grandes, leva o consumidor a pensar: “será que não vale a pena comprar pelo aplicativo ou pelo site?”.
Os supermercados passaram a investir mais na modalidade online perante a pandemia, cenário em que os brasileiros evitavam ir aos estabelecimentos por conta do estado de alerta. Com efeito, a facilidade e a praticidade se mostraram acessíveis. Além disso, os aplicativos oferecem cupons de desconto para quem comprar diretamente pelo app e programas de fidelidade.
Os itens mais pedidos nos supermercados online são os produtos de limpeza e itens de mercearia, pois são mercadorias que não estragam, que não precisam ser escolhidas de forma criteriosa. Este é o ponto principal ligado à preferência pelo presencial, muitos alegam a necessidade de escolher certas frutas, verduras, carnes, frios, entre outros. Mas, como todas as coisas que são novas, essa questão ainda está em evolução.
Se pensarmos do ponto de vista da tecnologia, as empresas omnichannel terão mais vantagens sobre as outras, pois contarão com a experiência online e presencial. Dessa forma, o supermercado pode fazer uso da inteligência artificial para gerenciar a cadeia de suprimentos, recomendar produtos, oferecer descontos personalizados, etc. A tecnologia pode ter como foco principal a experiência do cliente. Conforme a demanda, os supermercados podem organizar seus estoques e automatizar pedidos.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Locomotiva em parceria com a plataforma de pagamentos Mercado Pago, o número de brasileiros que fizeram compras de supermercado pela internet cresceu cerca de 70% em relação ao ano anterior. Outra pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria de dados Kantar, também em 2021, mostrou que 56% dos consumidores brasileiros entrevistados compraram alimentos e bebidas pela internet nos últimos seis meses. Dentre esses, 68% fizeram compras em supermercados online.
O crescimento nesse setor é constante e só tende a crescer, principalmente em cidades grandes em que a falta de tempo é algo muito presente no cotidiano. As mudanças e melhoramentos virão, o que nos resta é aguardar.