Tendências para o próximo ano as vezes parece repetitivo, não é mesmo? Mas sempre tem alguns detalhes inovadores que se não darmos a devida atenção iremos perder oportunidades e continuar fazendo o mesmo de sempre.
Veja abaixo algumas dicas para 2023:
1. Reveja seus conceitos de marketing
Reter a atenção é sempre a chave do sucesso: toda estratégia começa com o principal objetivo de captar a atenção, de cativar a audiência para em seguida passar uma mensagem. Fique atento com esta listinha:
- Conteúdo gerado pelos usuários
- Profissionalização do mercado digital
- Reter a atenção
- Educação online
- Nostalgia
- Uma nova era sem cookies;
- Marketing de conteúdo;
- Uso de vídeos curtos;
- Experiências híbridas;
- Inteligência Artificial em ferramentas de marketing digital;
- Social Commerce;
- Influenciadores digitais 2.0.
2. Vídeos
Vídeos continuarão a ser o bum do momento, pois é um oportunidade de passar a informação em tom certo, impactante e com um storytelling bem elaborado.
3. Análise de dados
Inteligência de Dados para Marketing, Data Marketing e Data Driven Marketing são termos que você poderá ouvir bastante, mas a dica aqui é para que você fique atento aos dados que seu próprio público acaba te fornecendo e com isso utiliza-los para alavancar o seu negócio. Monte um dashboard no Data Studio e também utilize plataformas de dados de redes sociais, isso será bem útil para as suas tomadas de decisões.
4. SEO (Search Engine Optimization) e Marketing de Conteúdo
Sim! SEO e Inbound Marketing andando de mãos dadas (na verdade desde sempre). Conteúdo é outra tendência que sempre moveu o mundo (jornais, revistas, TV) e hoje, mais do que nunca, continua sendo importante em qualquer estratégia de marketing. E com conteúdo, é importante investir em SEO para atrair tráfego e ganhar exposição.
5. Native Ads
Essa é uma categoria de anúncios geralmente menos explorada. Se tratam de “Advertoriais”: são anúncios que não parecem anúncios – são textos publicitários criados por empresas e estão disfarçados como notícias.
As principais plataformas para trabalhar com estes anúncios: Taboola e Outbrain que trabalham com a recomendação de conteúdo.
6. Pesquisas e comandos de Voz
Este mercado vem crescendo, não há como negar – comece a investir aqui para ser pioneiro e estar preparado para o futuro.
7. Inteligência Artificial (IA)
Você pode utilizar inteligência artificial em diversas maneiras como chatbots, cadastro de produtos, segmentação de públicos e sugestões para tomadas de decisões. Só tome cuidado com chatbots inúteis que frustam os usuários e prejudica a imagem da sua empresa.
8. Personalização
Esta é outra tendência que nunca sai de moda. Oferecer produtos personalizados, atendimento personalizado deve ser prioridade de empresas que querem se solidificar no mercado.
Isso encanta clientes e fortalece relacionamentos.
9. Diversidade
Sua comunicação tem que ser para todos ou todes (aqui é livre para você achar como encaixa melhor). Somos todos pessoas, seres com vontades e saber identificar cada um e suas vontades para realizar uma venda não quer dizer que tenha que deixar de lado gêneros ou raças. Você pode segmentar a sua comunicação sim, mas baseado em comportamento e público alvo de acordo com alguns dados relevantes para a sua empresa ou marca.