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Começos são sempre bons para introduzir estratégias, criar metas e fazer planejamentos. No e-commerce, entender o comportamento do consumidor no começo do ano pode trazer muitas vantagens ao longo dos meses. Por conta disso, precisamos nos atentar às mudanças do mercado, o que também significa ficar atento aos diferentes tipos de consumidores.
Os nascidos entre 1946 e 1964, chamados de “baby boomers”, priorizam a compra em lojas físicas devido à dificuldade com a internet, pois são uma geração mais velha. A “geração z”, nascidos entre entre 1965 e 1980, já participa desse universo tecnológico , os “millennials/geração y”, nascidos entre 1981 e 1996, e a “geração x”, nascidos entre 1997 e 2010, são os que mais consomem produtos da internet. Entretanto, apenas saber quais gerações estão inseridas dentro desse contexto do e-commerce não é suficiente, é preciso compreender o perfil do cliente e delinear uma persona bem estruturada.
Diante disso, é inevitável não citar a pandemia como um dos maiores impulsos para a consolidação do e-commerce no Brasil, assim como o crescimento dos aplicativos de compra e venda que facilitou ainda mais as vendas on-line, atingindo diferentes públicos e gerações, prezando pela praticidade. O hábito da compra online faz com que as tendências e o comportamento do consumidor em 2023 estejam inseridos dentro de uma perspectiva pessoal, que busca a exclusividade e a experiência do consumidor, suprindo as expectativas geradas naquela determinada compra.
Para atingir esse objetivo, o investimento em tecnologia, marketing e logística é imprescindível. Assim, a aposta das lojas que são apenas físicas na modalidade virtual promove ampliação de seus clientes e consegue gerar maior lucro e visibilidade para a marca em questão. As pessoas estão procurando cada vez mais um bom atendimento, sites com uma linguagem fácil e lojas com omnichannel, ou seja, buscando uma personalização.
Segundo uma pesquisa realizada pela OpinionBox e a Dito, entrevistando 2 mil pessoas em 2022, 44% preferem comprar em lojas on-line, 17% preferem comprar em lojas físicas e 39% na modalidade híbrida. Isso significa que as lojas físicas ainda possuem força, mas elas complementam a modalidade virtual. Logo, a estratégia omnichannel solidifica essa união de modalidades e proporciona ao cliente a melhor experiência de compra. Nesse mesmo estudo, 84% gostam que lojas físicas e online estejam integradas.
Além disso, a pesquisa diz que “o omnichannel não se resume ao canal escolhido para comprar, mas também passa pela etapa de pesquisa, de conhecimento das soluções e pelo atendimento”.
As tendências e os comportamentos do consumidor para 2023 estão todos voltados à experiência de compra, por isso é importante o investimento no e-commerce a fim de potencializá-la. Neste momento, o consumidor está se tornando mais consciente diante das infinitas possibilidades de lojas, a superabundância gera precaução.